19 de dezembro de 2022

Câmara de Curitiba homenageia Grupo Ric no ano em que celebra 35 anos

O presidente da empresa, Leonardo Petrelli, destacou a paixão pela comunicação que move as 14 empresas do grupo, que é o maior afiliado brasileiro das redes Record e Jovem Pan

Por: Time de Marketing Grupo RIC

Câmara de Curitiba homenageia Grupo Ric no ano em que celebra 35 anos

A Câmara Municipal de Curitiba prestou homenagem ao Grupo Ric, maior grupo multimídia do Paraná, pelos 35 anos de história da empresa a serviço da comunicação. O empresário  Leonardo Petrelli, presidente executivo do grupo, recebeu o diploma com os votos de congratulações e aplausos (077.00463.2022) das mãos do vereador Osias Moraes (Republicanos), proponente da honraria.

“Esta é uma justa homenagem, pois o serviço prestado ao longo dos anos [pelo Grupo Ric] é de extrema relevância à população, comunicando e valorizando a nossa gente, através de 14 canais de informação, entretenimento e interação”, destacou o parlamentar. Ainda conforme Moraes, as formas de se comunicar mudaram muito nos últimos anos, mas os princípios que fizeram o grupo crescer permanecem. “Fique registrado o nosso reconhecimento pela evolução e consolidação do maior grupo multimídia do estado do Paraná”, completou. 

Moraes reconheceu ainda a responsabilidade social da organização, por meio do Instituto Ric, a responsabilidade na comunicação e a política arrojada de investimentos em tecnologia e em novas unidades de negócios. “Parabéns por esta visão inovadora”, arrematou. Os votos de parabéns também foram dados pelo presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (Pros), que recepcionou Petrelli e demais gestores do grupo na Presidência da Casa.

Nosso sotaque

Leonardo Petrelli se disse emocionado com a homenagem e recordou os primórdios da criação da então Rede Independência de Comunicação, junto a seu pai Mário Petrelli, ainda nos tempos da TV Manchete. “São 35 anos valorizando o nosso sotaque e a nossa terra”, destacou o gestor.
Petrelli aproveitou para elogiar o trabalho realizado diariamente pelos vereadores e vereadoras. “Entendemos ser da maior importância o qualificado trabalho dos vereadores na vida da população curitibana. E é por essa razão que acompanhamos suas iniciativas e as comunicamos ao nosso público.”
Na sequência, o presidente apresentou números sobre o tamanho, a produtividade e o alcance dos veículos do Grupo Ric: 14 veículos de comunicação, 1.650 horas de programação própria; 190 milhões de impactos todos os meses; e geração de 650 empregos diretos. “Somos os maiores afiliados da Rede Record e da Rede Jovem Pan [no Brasil]. Estamos em mais de 300 municípios paranaenses com a RICtv, nosso portal de notícias RIC Mais, nosso parceiro R7 e nossas rádios Jovem Pan FM, Jovem Pan News e Folha FM, em Londrina.”

Fake news e credibilidade

Leonardo Petrelli falou ainda sobre os desafios enfrentados pelos meios de comunicação nas últimas décadas e as mudanças na comunicação digital, especialmente o enfrentamento às notícias falsas e à desinformação. “[Com o crescimento das fake news] nossas plataformas crescem em credibilidade, pelo bom jornalismo que fazem. Todos os nossos profissionais assumem o compromisso de amplificar a voz da sociedade. Nosso esforço rasga as bolhas em que muitas vezes as pessoas se escondem e que as impedem de enxergar o todo.”
Ele comemorou ainda o lançamento de projetos, que ficaram represados em função da pandemia, como a abertura do sinal da rádio Jovem Pan News em Curitiba, Londrina e Maringá e a inauguração de duas novas sedes, em Cascavel e Maringá. “Em 2022, lançamos a nova marca do Grupo Ric, com a campanha “Vem que o futuro chama você”. Foi assim que expressamos nosso desejo de ser cada vez mais a voz da nossa audiência e para isso fizemos uma série de investimentos e ampliações tecnológicas.”

Responsabilidade social

O presidente do Grupo Ric exaltou, ainda, a responsabilidade social das empresas de comunicação, o que, segundo ele, transcende a existência do próprio negócio. “É preciso olhar além, para o papel que nos cabe na formação de consciência crítica, na constituição da cidadania. Na condição de porta-voz do público, estamos sempre recebendo e reverberando suas demandas, participando do esforço por uma sociedade mais justa, uma economia mais vigorosa e um futuro de mais garantia para todos”, concluiu.
Também participaram da solenidade o diretor administrativo financeiro, André Luis Ferreira dos Santos; o diretor de Mercado e Soluções Integradas, Marcelo Garcia Requena; o diretor corporativo de Estratégia e Tecnologia, André Fronza; o diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência, Marcus Yabe; a coordenadora do Instituto RIC, Kelcybel da Silva; além de colaboradores da empresa.
A seguir, a íntegra do discurso proferido por Leonardo Petrelli durante a sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba:
Prezado vereador Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba,
Prezado vereador Osias Moraes, proponente dessa homenagem ao Grupo Ric,
Prezados senhores vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, demais autoridades e público presente.
Trinta e cinco anos atrás meu pai, Mário Petrelli, me desafiou para iniciar junto com ele o projeto da Rede Manchete no Paraná. Esse foi o início da Ric – a Rede Independência  de Comunicação – que hoje se consolida como o maior grupo de comunicação multimídia do Paraná. e que recebe, com muita honra, essa homenagem da Câmara Municipal de Curitiba. 
Entendemos ser da maior importância o qualificado trabalho dos vereadores na vida da população curitibana. E é por essa razão que acompanhamos suas iniciativas e as comunicamos ao nosso público.
Meu pai nos deixou há dois anos e seu legado é certamente maior do que as empresas que fundou e fez crescer. Até sua despedida, ele conservou nos olhos o brilho dos primeiros tempos, o sonho de promover um mundo melhor para a nossa gente, por meio da comunicação.
E é esse sonho que perseguimos. 
São 35 anos valorizando o nosso sotaque e a nossa terra.
Hoje o Grupo Ric tem 14 veículos de comunicação. Produzimos 1650 horas de programação própria, com informação e entretenimento que geram 190 milhões de impactos a cada mês.
Somos o maior afiliado nacional da Rede Record e da Rede Jovem Pan. Estamos em mais de 300 municípios paranaenses com a RICtv, o portal de notícias Ric Mais e o R7, as rádios Jovem Pan FM, Jovem Pan Eews e a rádio Folha FM. 
Falamos a linguagem popular mas também falamos sobre estilo de vida com a nossa plataforma Topview. e ainda fazemos podcasts, videocasts, reality shows. Produzimos conteúdo de alta qualidade para a nossa audiência e também para empresas que buscam o melhor da notícia e do entretenimento.
mais do que isso, geramos conexões sociais realizando premiações  que reconhecem os nossos talentos. 
mal saídos da pandemia da covid-19, que maltratou a toda a sociedade, suspendendo ou adiando planos, conseguimos neste ano concluir vários projetos importantes. Lançamos o sinal e programação própria da rádio Jovem Pan News em Curitiba, Londrina e Maringá. E inauguramos duas sedes novas do Grupo Ric em Cascavel e em Maringá, ampliando nossa presença nas regiões oeste e noroeste do Paraná.
Senhores vereadores,
O que nos move de forma tão intensa e entusiasta na consolidação do Grupo Ric é o mesmo sonho e o mesmo brilho nos olhos de 35 anos atrás. Mas eu diria que há um componente extra: nesta era de transformações que estamos vivendo não há no mercado da comunicação quem não prenda a respiração diante do que está por vir.
Na última década, a comunicação e o marketing digital mudaram radicalmente. As mídias sociais e as tecnologias móveis subverteram a maneira como nos comunicamos e interagimos com o público e com nossos clientes.
A transformação digital mudou a maneira de fazer tv, de fazer rádio, de fazer jornal. todos os meios de comunicação estão hoje ancorados na internet. 
E a rede mundial de computadores ainda nos trouxe as redes sociais, um território que abriu espaço para o bom e para o ruim, provocando outro tipo de mudança: o surgimento de novos produtores de informação, que não estão ligados ao jornalismo.
O lado bom é certamente a facilidade de comunicação, a possibilidade de que mais pessoas expressem seus sentimentos e suas vontades, defendam suas causas, ganhem visibilidade, façam negócios, abram espaço na sociedade. 
Mas junto com isso veio o uso indiscriminado dos canais sociais por pessoas que nem sempre olham para o bem comum, e que querem impor suas vontades mesmo que tenham que inventar, mentir, distorcer a verdade. 
É um tempo em que as nossas marcas  – RICtv, o portal Ric Mais e o R7, as rádios Jovem Pan FM e News, a plataforma Topview – crescem em responsabilidade e credibilidade, porque fazem o jornalismo criterioso e ético de que o mundo precisa
Por outro lado, também cuidamos de um negócio que deve ser financeiramente sustentável. Geramos pelo menos 600 empregos diretos e incontáveis oportunidades de trabalho na sociedade. Precisamos ter os olhos no futuro para antecipar tendências e navegar com mais desenvoltura pelo desconhecido.
Mas voltemos ao Grupo Ric! 
Em 2022, caros vereadores, também lançamos a nova marca do Grupo Ric. A campanha de lançamento convidou os paranaenses a viver o novo, a olhar pra frente e a se engajar conosco na luta diária por dias sempre melhores.
“Vem que o futuro chama você!” 
Foi assim que expressamos nosso desejo de ser cada vez mais a voz da nossa audiência. E para isso investimos em equipamentos de ponta, em estúdios modernos, na formação de talentos, no contato com nosso público, na atenção às pessoas socialmente fragilizadas. perseguimos o interesse público, emprestamos nossa marca às melhores causas.
Nossas equipes são formadas por jornalistas, produtores, apresentadores, publicitários, gestores e muitos outros profissionais de diferentes especializações, desde o estagiário ao time de diretores. 
E todos eles assumem conosco o compromisso de amplificar a voz da sociedade. Nosso esforço rasga as bolhas em que muitas vezes as pessoas se escondem e que as impedem de enxergar o todo.
A responsabilidade social de uma empresa de comunicação transcende a existência do próprio negócio. É preciso olhar além, para o papel que nos cabe na formação de consciência crítica, na construção da cidadania, na condição de porta-vozes do público. Estamos sempre recebendo e reverberando suas demandas, participando do esforço por uma sociedade mais justa, uma economia mais vigorosa, um futuro de mais garantias para todos.
Fazemos diariamente esse convite: venham conosco. Nós trabalhamos para engrandecer a sociedade. É nisso que acreditamos!
Por fim, caros senhores vereadores, gostaria de deixar registrado nos anais desta Câmara um manifesto do Grupo Ric, que está estampado em nosso site corporativo, e resume os nossos princípios. 
É o que chamamos de Declaração de Independência da Comunicação. Não é à toa que independência faz parte do nosso nome:
“Declaramos a comunicação livre e independente.
Independente para explorar novos horizontes.
Independente para trilhar o seu próprio caminho.
Independente para ousar. Independente para inovar.
Independente para transformar. Independente para surpreender.
Independente para emocionar.
Independente para ser tudo o que ela pode ser.
Independente para fazer um mundo melhor.”
Mais que um nome, Grupo Ric é o registro público da nossa devoção e nossa obstinação por uma comunicação livre, inovadora e transformadora. Bem-vindos todos aqueles e aquelas que também acreditam que a comunicação pode ser mais. Nossa paixão vai transformar o mundo! Muito obrigado!
 
Time de Marketing
AUTOR

Time de Marketing Grupo RIC

Conteúdo elaborado pelo Time de Marketing do Grupo RIC, com a curadoria de especialistas e divulgado publicamente para a imprensa.

Continue navegando

Edifícios saudáveis são tema de fórum com especialistas em real estate

CONFIRA O POST COMPLETO

Sucesso em audiência, Repaginando estreia a sua 5ª temporada

CONFIRA O POST COMPLETO
Pular para a barra de ferramentas