Núcleo de Reality Shows investe em formato de produção que é visto por seis a cada dez brasileiros
Por: Time de Marketing Grupo RIC
Quando o assunto é reality, a RICtv é show, diz a campanha que apresenta oficialmente ao mercado publicitário do Paraná a programação de 2022 do Núcleo de Reality Shows da maior afiliada da Record no Brasil. A RICtv assina cerca de 700 horas de produção própria a cada mês. Com nova marca e alinhada ao posicionamento do Grupo RIC – “A qualquer tempo, em qualquer plataforma, em qualquer lugar” –, a rede de emissoras que fala com 13 milhões de paranaenses investe firme no formato, com cinco programas ao longo deste ano.
A aposta mira em um público que já provou gostar de participar e de assistir reality shows. Nascidas há 50 anos, as produções audiovisuais baseadas na vida real e no cotidiano das pessoas desembarcaram no Brasil no início dos anos 2000, e hoje ganham a atenção de 6 a cada 10 brasileiros, segundo estudo da Mind Miners. São uma vitrine privilegiada para marcas de grande consumo, o que faz do formato uma oportunidade imperdível de faturamento para os anunciantes. Cerca de 42% do público conheceu uma marca em um reality show e 28% foi pesquisar sobre um patrocinador.
“Nossa grade normal estava totalmente preenchida pelo mercado anunciante. Agora estamos superando as nossas metas e as do painel nacional televisivo. Confiamos muito na estratégia de investir em produção regional própria”, diz Marcus Yabe, diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC.
Ao abrir a faixa horária de 13h aos sábados para o Núcleo de Reality Shows, a RICtv ganhou audiência e também ampliou sua geração de receitas. Segundo o diretor de Mercado do Grupo RIC, Marcelo Requena, a estimativa é de que o faturamento do núcleo cresça 50% em 2022 com os novos programas.
Iniciativas locais são importantes para a cultura e para a economia, destaca Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC e entusiasta da produção regional. “Ao produzir aqui, a gente movimenta o mercado. Quanto mais produções regionais a gente tiver, mais esse mercado irá girar e garantir a riqueza do audiovisual, que desenvolve e emprega um enorme número de talentos. O Núcleo de Reality Shows não é apenas da RICtv, mas é de todas as plataformas do Grupo RIC, que é omnichannel e está empenhado em construir conteúdo regional de alta qualidade e disseminá-lo para os paranaenses”, explica.
Cinco programas
Além do estreante O Grande Assador, que está no ar desde fevereiro, o público vai acompanhar novas temporadas de programas já consagrados: A Grande Batalha de Receitas: edição Casais, Você é o Chef: edição Celebridades, Você o é Chef: edição Desafio dos Médicos, e o Repaginando, sobre decoração e arquitetura.
Os programas são transmitidos pela RICtv, mas também se desdobram em entregas nas emissoras de rádio, nos canais digitais, na revista impressa da plataforma de estilo de vida TOPVIEW e até em eventos.
O Grupo RIC tem presença nacional com a Record TV, o portal R7, as rádios Jovem Pan FM e Jovem Pan News e a plataforma de influenciadores Spark. Nas mídias sociais está no YouTube, no Instagram e no Facebook. E a presença regional crossmedia é garantida pelas quatro emissoras da RICtv que cobrem todo o estado, pelas rádios Folha FM, Jovem Pan FM e Jovem Pan News, pelo portal RIC Mais e pela TOPVIEW. Com essa capilaridade, o Grupo RIC é o grupo de comunicação que mais impacta diferentes perfis de público no Paraná.
Conheça os reality shows da RICtv em 2022
O reality estreou em fevereiro e vai até maio, reunindo churrasqueiros amadores selecionados entre conhecidos esportistas e empresários, como Wanderlei Silva e Clemilda Thomé. Ele foi criado pelo empresário Marcos Canan, dono da rede de churrascarias Bull Prime, e todo sábado desafia os participantes com as artes de preparar e assar diferentes tipos de carne na parrilla. Entre os jurados, está o ex-masterchef Ivo Lopes.
O reality vai ao ar em maio, com quatro participantes com status de celebridades. Para seguir na competição que terá nove episódios o candidato deverá mostrar suas habilidades para três chefs juízes – os conhecidos Guilherme Slaviero Kaesemodel, Gabriela Vilar de Carvalho e Dudu Sperandio – e alguns convidados especiais ligados ao mundo da gastronomia. Em cada episódio, novos desafios individuais serão lançados e os chefes avaliarão o prato, a montagem, o tempero e a criatividade dos participantes para seguir no programa.
Em julho, o renomado arquiteto curitibano André Henning comandará a terceira temporada do Programa Repaginando e usará de toda a sua criatividade para dar “cara nova” aos diferentes espaços. Durante dois meses, o programa dará dicas de materiais acessíveis e sustentáveis para construção e reforma, ideias, organização, e a mudança radical de um ambiente residencial ou comercial, que será escolhido pela produção do programa para a grande transformação.
Sucesso absoluto em 2021, ao reunir grupos de amigos e parentes, a segunda temporada de A Grande Batalha de Receitas vai desafiar os casais. São 12 episódios em que os participantes devem demonstrar seu talento na cozinha com receitas que representam o melhor da culinária de afeto. No ano passado, os episódios alcançaram grande audiência, com picos de mais de 1 milhão de pessoas ligadas na RICtv às 13h de sábado.
Em novembro, estreia o primeiro reality de gastronomia saudável do Brasil, com o objetivo de levar informação e orientação aos telespectadores sobre a importância de uma alimentação saudável e regrada, aliada às necessidades de pessoas em tratamentos específicos, prescrições, restrições e intolerâncias. Durante dois meses de programa, semanalmente quatro participantes médicos de diferentes especialidades mostrarão suas habilidades gastronômicas para três chefs convidados – Iracema Bertoco, Reinhard Pfeiffer e Pati Bianco -, especialistas em alimentação saudável.