Diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News fala sobre as estratégias que têm alavancado audiência e resultados com jornalismo e opinião 24 horas no ar
Por: Time de Marketing Grupo RIC
O Grupo RIC reuniu dezenas de comunicadores durante o Jovem Pan Experience Day, realizado no Hard Rock Café Curitiba, nesta quarta-feira, para um bate papo sobre rádio, audiência, mercado publicitário e conexão. Foi o primeiro evento em torno da rádio Jovem Pan News Curitiba, que o Grupo RIC acaba de colocar no ar na capital e em Londrina, e em breve inicia em Maringá.
“Somos os maiores afiliados da rede Jovem Pan no país e temos orgulho de fazer também no rádio um jornalismo transparente, aberto, relevante e próximo da comunidade paranaense. A Jovem Pan FM e a Jovem Pan News são veículos integrados à nossa estratégia multimídia, que está junto ao público em todas as plataformas”, destacou Leonardo Petrelli, presidente do grupo.
Conectada à Rede Jovem Pan News com 24 horas de notícias de todo o país, além de análise e opinião, a Jovem Pan News oferece quatro horas diárias de programação local. “Trazemos noticiário de qualidade e credibilidade em cobertura nacional, mas também queremos discutir os temas regionais. Nosso jornalismo é de alto impacto e costumo dizer que a Jovem Pan tem lado sim, o lado do ouvinte. Não é à toa que aos 80 anos de transmissões conquistamos uma marca impressionante: temos um terço da audiência do YouTube no Brasil”, disse o jornalista Carlos Aros, diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News, que veio a Curitiba especialmente para o encontro.
O debate descontraído sobre formatos publicitários para rádio de entretenimento e de notícias, mediado pelo jornalista Marc Sousa – que é âncora do Jornal da Manhã na Pan News Curitiba e Londrina – teve a participação de Carlos Abilhoa, executivo de marketing da TIM Sul. “Popularidade é quando gostam de você. Influência é quando param para te ouvir. E as pessoas param para te ouvir na rádio”, disse ele, lembrando de ações da TIM com a Jovem Pan que viraram cases de comunicação. Em uma dessas ocasiões, o desafio era atrair consumidores para lojas de shopping utilizando o rádio, nascendo aí o Boa da Pan Itinerante, que é a ação que ativa o ponto de venda com o elenco do programa.
O papo de mercado em Curitiba contou ainda com a presença on-line do especialista em finanças pessoais Pablo Spyer, conhecido pelo jargão “Vai Tourinho”, um fenômeno de audiência na Jovem Pan News. Spyer já entrou na conferência informando em primeira mão o resultado da reunião mensal do Comitê de Política Financeira (Copom) com mais um aumento da taxa Selic. E explicou que seus resultados como apresentador e influencer se baseiam em conteúdo exclusivo, inédito e em conexão com o público.
A experiência com a marca começou à tarde, com a presença da Peruinha da Pan no estacionamento do Hard Rock, em ações de interação com o público. A partir das 16h30, o programa Boa da Pan foi realizado no palco, ao vivo, com o elenco da rádio, vários convidados e frequentadores. Um show da banda Voraz encerrou a programação.