A nova marca da RICtv estreia nesta segunda-feira, 6 de dezembro, como estrela de uma campanha que os espectadores vêm acompanhando há duas semanas e que apresenta o posicionamento da empresa: “Sempre ao seu lado”. Com teasers na telinha das quatro emissoras da RICtv no Paraná, no portal RIC Mais e nas redes sociais, que alcançam toda a população do estado, o Grupo RIC anunciou o novo design da marca da rede, que responde pela vice-liderança em audiência da televisão paranaense.
Em 2019, o grupo paranaense realizou um ajuste na marca para atender à adoção do termo TV pela Record, à qual a rede de emissoras é afiliada. “Mas quem manda na marca é o público. E o público nos chama de RICtv. Por isso, nosso time de produto partiu da logo atual e agregou a palavra TV da forma que mais a vemos hoje – tv -, além de emoldurar a marca, representando a janela de tudo que transmitimos: histórias, relatos de superação, narrativas incríveis, imagens impressionantes e pessoas, sim, gente que faz parte do nosso dia a dia. A nova marca representa uma janela para o nosso estado, nossos pontos turísticos, nossa riqueza, nossas construções e tudo que nos cabe e temos a honra de comunicar”, traduz Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC e fundador da RIC, juntamente com seu pai, Mário Petrelli, falecido em 2020.
O redesign partiu de uma análise profunda sobre o comportamento do consumidor de televisão, que é também um ávido consumidor de redes sociais. “Percebemos que o design e a navegação das redes sociais imperam no consciente dos telespectadores. Por isso, a partir do quadrado – formato de ícone, app, posts na timeline -, que é o formato mais visto hoje nos ambientes digitais, emolduramos nossa marca atual, criando uma janela com infinitas possibilidades”, diz Marcus Yabe, diretor corporativo de produto, conteúdo e convergência do Grupo RIC, o maior conglomerado multiplataforma de comunicação do Sul do país.
A partir de dezembro, a campanha multiplataforma – desenhada para todos os veículos do grupo, que inclui portal, rádios e TVs -, cobrindo todo o estado do Paraná, entra em uma segunda fase, dando grande visibilidade à nova marca, com peças também em mídia de ônibus e veículos impressos, para reforçar o posicionamento da RICtv: “Sempre ao lado de seu público”. A comunicação será desdobrada a partir de janeiro, com ação continuada ao longo de 2022.
A nova marca foi desenvolvida pelo próprio time de produto do Grupo RIC. Além de item gráfico, ela ultrapassa as barreiras das telas e cria uma janela com infinitas possibilidades. “A TV é assim, milhares de janelas abertas para a vida. Inúmeros roteiros da vida real que nos fazem suspirar. Mas ser a porta para os contos da vida não é mais uma exclusividade da TV. As redes sociais e os aparatos tecnológicos roubaram o nosso protagonismo e nos fizeram aprender que televisão não é o aparelho, fazer TV é retratar o cotidiano, apresentando ainda mais personagens e jornadas surpreendentes nas nossas timelines e stories”, acrescenta Yabe, ao destacar que a RICtv entende que sua marca deveria ter a cara do que é a nova televisão: multiplataforma, criativa, conectada, dinâmica, diversa, inovadora, intensa, viva e feliz. Como cada um de seus telespectadores.
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RIC Record TV Curitiba, RIC Record TV Maringá, RIC Record TV Londrina e RIC Record TV Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, a RIC FM Curitiba, a Igapó FM e a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a Spark, plataforma de influenciadores digitais do Grupo, e o Instituto RIC de Atitude Social.
Por: Time de Marketing Grupo RIC
Campanha de lançamento também apresenta posicionamento da rede de emissoras: “Sempre ao seu lado”